PEIXES: uma das preocupações de um bom gourmet da comida japonesa é apreciar cada ingrediente no seu sabor natural. Talvez daí venha a importância de "sashimi", ou peixe cru.
SUSHI: há vários tipos de sushi como "niguiri-zushi", "temaki-zushi", "futomaki", "hossomaki", "inari", "tirashi", etc.
Para niguiri-zushi o mais importante é a qualidade do peixe que deve ser sempre o mais fresco possível, o tempero do arroz, a faca bem afiada e, logicamente a técnica do sushiman. Os peixes mais apreciados para niguiri-zushi são: atum, olho de boi, salmão, linguado, lula, polvo e bonito. Destes, polvo e bonito não são servidos crus, mas cozido (polvo) ou assado exteriormente (bonito).
O tempero de arroz, que vale também para outros tipos de sushi deve ser preparado com vinagre de arroz (ou ácido acético, conforme a preferência), açúcar, sal e mirin. É aconselhável cozinhar o arroz com alga konbu.
SASHIMI: Aqui novamente deve se dar atenção à qualidade do peixe, e a faca muito bem afiada. O corte deve ser sempre de "um só golpe" pra dar melhor aparência e sabor. O peixe é servido "in natura", cortado em tamanho apropriado para se comer numa única "bocada", usando-se como tempero raiz forte e shoyu.
TATAKI: popular na região de Shikoku, é uma variante de sashimi em que se usa peixe de pele azul, como o peixe bonito, assado externamente. Serve-se com gengibre e alho ralados e cebolinha picada.
YAKIZAKANA: é o peixe grelhado, de preferência no carvão. é indispensável a qualidade do peixe e o cuidado para não assar de menos ou mais. Os peixes mais indicados para este prato são anchova, salmão, sanma, olho de boi, st. peter.